RO: Judiciário inocenta latifundiário de homicídios

A- A A+

O latifundiário Paulo Iwakami foi absolvido pelo judiciário dos crimes de homicídio de Alysson Henrique Lopes, 21 anos, e tentativa de homicídio contra outros três jovens camponeses na fazenda Tucumã, no dia 31 de janeiro de 2016, em Cujubim, Rondônia. Neste julgamento, ocorrido entre os últimos dias 23 e 27 de outubro no Tribunal do júri da Comarca de Ariquemes, outro latifundiário e três policiais foram condenados pelos mesmos crimes.

O assassinato de Ruan Hildelbrand Aguiar, de 18 anos, não foi reconhecido pelo Júri, o que causou revolta e indignação dos familiares do jovem que acompanham o julgamento. O corpo de Ruan até hoje não foi encontrado.

Paulo Iwakami é acusado de ser o mandante do ataque contra os cinco jovens na fazenda Tucumã, que foram buscar seus pertences no acampamento que havia próximo ao latifúndio. Paula Iwakami, filha do latifundiário, declarou que o comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, o coronel Ênedy Dias de Araújo, recomendou ao seu pai contratar uma equipe de “segurança privada” para a fazenda Tucumã. Em seu depoimento, Paulo Iwakami reconheceu ter contratado três grupos de pistolagem: um comandado pelo cabo da PM Jonas Augusto dos Santos Silva e composto por 17 policiais, outro chefiado por Moisés Ferreira de Souza e o terceiro grupo composto por três pistoleiros.

No mesmo julgamento, os executores e o intermediário que contratou os pistoleiros foram condenados. Rivaldo de Souza e o sargento da reserva Moisés Ferreira de Souza foram condenados a 30 anos pelo homicídio de Alysson Lopes e pela tentativa de homicídio. Jonas Augusto dos Santos Silva foi condenado a 28 anos e nove meses de prisão. O pistoleiro Moisés é denunciado pelo Ministério Público Estadual do Mato Grosso como o chefe do bando que assassinou nove camponeses em Colniza no dia 19 de abril deste ano.

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Matheus Magioli Cossa

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Matheus Magioli Cossa
Ana Lúcia Nunes
Matheus Magioli
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira