O dia 5 de dezembro foi marcado por manifestações que ocorreram em pelo menos 25 estados contra a “reforma” da Previdência da gerência Temer/PMDB.
Em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, manifestantes se concentraram durante a manhã em frente ao Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), na Avenida Marquês de Paraná, de onde seguiram para a Praça Arariboia. Na parte da tarde, centenas de pessoas fizeram uma manifestação no Centro da capital fluminense.
Em Manaus, Amazonas, manifestantes fizeram um protesto na Praça Heliodoro Balbi, no Centro, durante a manhã com um simbólico “caixão do Temer”.
No estado do Sergipe, professores da rede estadual e bancários paralisaram as atividades. Na capital Aracaju, ônibus municipais também pararam e foram registrados protestos nas garagens. Além disso, manifestantes fecharam rodovias que dão acesso à capital.
No Centro de Teresina, Piauí, centenas de pessoas se concentraram na rua Areolino de Abreu e foram até a Avenida Frei Serafim. Rodoviários e operários da construção civil engrossaram o ato. Em Fortaleza, Ceará, os manifestantes se concentraram no bairro Benfica.