Centenas de trabalhadores ambulantes protestaram em frente a prefeitura de Praia Grande, em São Paulo, contra a proibição do comércio informal no litoral da cidade por parte da gerência municipal, no dia 3 de janeiro.
Os ambulantes denunciaram que cumpriram as exigências da administração municipal de regularização de comércio e serviços informais na orla das praias locais. Até o fechamento desta matéria (11/01) os trabalhadores não haviam recebido a licença de trabalho. Os trabalhadores não cadastrados na prefeitura são proibidos de comercializar mercadorias e correm o risco de terem os seus produtos apreendidos. Em Alagoas, na capital Maceió, ambulantes incendiaram pneus para fechar a avenida Industrial Cícero Toledo, no bairro de Jaraguá, na tarde de 2 de janeiro, como forma de reivindicar o direito a trabalhar no espaço reservado ao Festival Maceió Verão, que acontecem nos sábados do mês de janeiro.
No dia 09/01, entraram em um acordo. Os ambulantes regularizados poderão trabalhar no espaço interno do evento. Porém, o acordo desagradou muitos trabalhadores, pois foi estabelecido um número de apenas 30 ambulantes para cada dia de evento, que serão selecionados por meio de um sorteio a ser realizado pela administração municipal.