Mais de 60 kanamari em protesto contra o alto índice de mortes gerado pelo descaso com a saúde ocuparam, na manhã de 12 de janeiro, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vale do Javari, no município de Atalaia do Norte, no Amazonas.
Falta de medicamento, falta de logística, o combustível. Mesmo que tenha dinheiro no Dsei, colocam dificuldade para o povo. O pessoal de Brasília que não libera recurso, inventam né”, denunciou Todah Kanamari em entrevista à Agência Brasil.
Entre 2004 e 2017, segundo a Associação Kanamari do Vale do Javari (Akavaja), 30 indígenas, sendo dez crianças, faleceram devido à desassistência médico-hospitalar na região. Na primeira semana de janeiro deste ano, duas crianças morreram após apresentarem sintomas como diarreia e vômito. Uma das crianças, de um ano e oito meses de idade, residente da aldeia São Luís, levou três dias para ser transferida para a sede do município para receber o tratamento médico adequado, mas acabou falecendo durante o percurso.
No Acre, os indígenas dos povos Jaminawa, Kaxinawá e Kulina da região do Alto Purus, protestaram contra o sucateamento da saúde indígena na região, que tem prejudicando ao menos 45 aldeias.
Entre os principais problemas denunciados pelos indígenas estão a falta de atendimento básico e especializado nas Unidades Básicas de Saúde – que se encontram sucateadas, sofrendo com a ausência de equipamentos e médicos –, e a falta de manutenção nos barcos utilizados pelas equipes médicas. A precarização e sucateamento da saúde tem ocasionado, segundo os indígenas, a expansão da tuberculose e contribuído para a ocorrência de uma série de mortes.