MG: Latifúndio apavorado ameaça camponeses

A- A A+
 

Pistoleiros em conluio com policiais militares vêm ameaçando os camponeses que integravam o Acampamento Nova Cachoeirinha, despejado covardemente no dia 20 de novembro do ano passado, em Verdelândia, no Norte de Minas Gerais.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

No dia 25 de fevereiro, um homem identificado como Eliésio, portando um revólver calibre 38, invadiu a Comunidade Vitória e efetuou disparos contra dois camponeses, que não foram feridos. Antes de atirar, Eliésio insultou os dois camponeses por apoiarem o Acampamento Nova Cachoeirinha.

Ao tentar registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia de Verdelândia, os dois camponeses se depararam com um absurdo: o homem que os atacou já havia registrado um BO contra eles, acusando-os de agressão.

A LCP do Norte de Minas e Sul da Bahia, em nota, denuncia que “mais uma vez a polícia de Verdelândia tomou parte na contenda contra os camponeses, porque deve estar recebendo dos latifundiários ‘por fora’ e é por isso também que não sai da sede da fazenda [Vera Cruz] e inclusive faz escolta do latifundiário [Manoel Patrício de Souza Gomes] quando ele vem na cidade, vindo de Montes Claros, onde mora”.

Sobre o criminoso que atacou os dois camponeses, a LCP do Norte de Minas e Sul da Bahia denuncia que este é um “provocador, puxa-saco de gente rica e poderosa que depois da saída das famílias, se candidatou a preposto do latifundiário, passando a agenciar drogados para todo tipo de ‘serviço’ e está se sentindo com as ‘costas quentes’ para fazer o que bem entender”. O movimento camponês combativo ainda afirma que Eliésio foi responsável por roubar máquinas da sede da fazenda Vera Cruz e de pôr a culpa nos camponeses da Nova Cachoeirinha.

“Mais uma vez reafirmamos: Desde a Heroica Resistência dos Posseiros de Cachoeirinha, nenhuma agressão parou nem vai parar a luta pela terra! Todas as terras griladas dos posseiros de Cachoeirinha serão retomadas!”, finaliza a LCP do Norte de Minas e Sul da Bahia.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja