O intelectual democrata indiano e defensor dos direitos do povo, G.N. Saibaba, é vítima de maus tratos na cadeia. Condenado à prisão perpétua em um processo repleto de irregularidades, ele é alvo da repressão há anos por denunciar os crimes contra o povo consequentes da guerra contrarrevolucionária. As informações foram publicadas no site Sabrang India.
Por meio de cartas que chegaram às mãos de sua companheira, Vasantha Kumari, em fevereiro deste ano, Saibaba – que tem uma grave deficiência física limitadora de 90% da movimentação de seu corpo – relatou que a equipe da prisão não é hábil para lidar com uma pessoa com deficiência. Ele afirmou que escapou por pouco de uma queda da cadeira de rodas, o que causaria sérios danos a seus ossos afetados pela pólio. Vasantha acrescentou ainda que ele sofreu uma lesão que culminou numa disfunção da mão esquerda. “Isso aconteceu depois de um grave dano aos músculos e nervos causada por uma conduta inadequada no momento do encarceramento.”, denunciou.
Ela exigiu ainda que fosse atendida sua solicitação anterior sobre a transferência de Saibaba, da Prisão Central de Bagpur para a Prisão Central de Cherlapalli, Hyderabad, região mais próxima de seus familiares, e onde há maior estrutura médico-hospitalar para corresponder aos problemas de saúde que Saibaba apresenta.