Sete soldados das forças policiais foram aniquilados por ação guerrilheira executada por combatentes do Exército Guerrilheiro Popular de Libertação (EGPL). Os naxalitas, como são conhecidos localmente, explodiram a viatura no distrito Dantewada, estado de Chhattisgarh, no dia 22 de maio.
Banco de dados AND
Explosivo usado por maoistas deixou uma cratera no chão, Dantewada, Chhattsgarh
O ataque aconteceu no dia programado para a chegada do ministro do Interior, Rajanth Singh, ao estado, conforme noticiou o blog Redspark.
Em relato para o monopólio da imprensa local The Indian Express, um oficial sênior da polícia local relatou que o ataque despedaçou a viatura. “O veículo em que o pessoal estava viajando estava completamente despedaçado quando o encontramos. Ele havia sido dividido em dois, ambas as seções do veículo encontrando-se a pelo menos 50 metros de distância, caídas em um córrego que fica sob a estrada. Um dos tapetes do carro estava pendurado nas árvores acima, indicando o quão poderoso foi o explosivo usado”. “Após a explosão, os maoistas levaram armas como rifles INSAS e AK-47 que o pessoal carregava”, complementou.
A poderosa explosão quebrou o jipe em muitas partes e deixou uma cratera de 10 pés. Os maoistas, que aparentemente assistiam à distância, confiscaram as armas.
Os comunistas estão ativos na região de Dantewada há décadas, organizados pelo Partido Comunista da Índia (Maoista). Nessa região também administram bases de apoio, embriões do Novo Estado.