Afeganistão: Resistência recupera territórios e expulsa invasores

Combatentes da Resistência Nacional afegã retomaram mais um distrito, desta vez na província sudeste de Ghazni. O distrito de Ajristan é o segundo retomado pela Resistência na segunda quinzena de maio.

Hoshang Hashimi
Combatentes da Resistência afegã retomaram província (foto: Hoshang Hashimi)
Combatentes da Resistência afegã retomaram província

Em seu site oficial, o Talibã - principal organização que compõe a Resistência Nacional - afirmou que a retomada ocorre após vários dias de cerco às tropas pró-invasores. “Um comandante das tropas inimigas se rendeu e o resto se viu obrigado a fugir”, afirmou, destacando ainda que a sede da polícia e a sede administrativa da cidade foram retomadas “sem disparar um único tiro”.

O Talibã menciona ainda que está desenvolvendo uma campanha para unir a nação contra o invasor ianque e seus lacaios. Vídeos do dirigente da organização, Mullah Haibatullah, oferecem anistia aos militares, policiais e funcionários do governo que depuserem as armas e prometerem não trabalhar com o invasor.

Antes de Ajristan, outro distrito de Ghazni já havia sido retomado pela Resistência. No dia 16 de maio, os combatentes entraram no distrito de Jaghatu, na mesma província, “depois de um intenso tiroteio com armas pesadas e leves”, relata o Talibã. De 19 distritos em Ghazni, a Resistência Nacional controla cinco e há outros nove em disputa, segundo informações do Long War Journal. Apenas cinco distritos são controlados pelas forças pró-invasores. Ao todo, há mais de sete capitais provinciais em processo de cerco pelos talibãs, dentre elas a capital de Ghanzi.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Paula Montenegro
Taís Souza
Rodrigo Duarte Baptista
Victor Benjamin

Ilustração
Paula Montenegro