Combatentes da Resistência Nacional afegã retomaram mais um distrito, desta vez na província sudeste de Ghazni. O distrito de Ajristan é o segundo retomado pela Resistência na segunda quinzena de maio.
Hoshang Hashimi
Combatentes da Resistência afegã retomaram província
Em seu site oficial, o Talibã - principal organização que compõe a Resistência Nacional - afirmou que a retomada ocorre após vários dias de cerco às tropas pró-invasores. “Um comandante das tropas inimigas se rendeu e o resto se viu obrigado a fugir”, afirmou, destacando ainda que a sede da polícia e a sede administrativa da cidade foram retomadas “sem disparar um único tiro”.
O Talibã menciona ainda que está desenvolvendo uma campanha para unir a nação contra o invasor ianque e seus lacaios. Vídeos do dirigente da organização, Mullah Haibatullah, oferecem anistia aos militares, policiais e funcionários do governo que depuserem as armas e prometerem não trabalhar com o invasor.
Antes de Ajristan, outro distrito de Ghazni já havia sido retomado pela Resistência. No dia 16 de maio, os combatentes entraram no distrito de Jaghatu, na mesma província, “depois de um intenso tiroteio com armas pesadas e leves”, relata o Talibã. De 19 distritos em Ghazni, a Resistência Nacional controla cinco e há outros nove em disputa, segundo informações do Long War Journal. Apenas cinco distritos são controlados pelas forças pró-invasores. Ao todo, há mais de sete capitais provinciais em processo de cerco pelos talibãs, dentre elas a capital de Ghanzi.