Comunidade Quilombola é ameaçada pela construção de hidrelétrica em Goiás

A- A A+
 

No município de Cavalcante, em Goiás, há um Sítio Histórico do povo quilombola Kalunga, que vem sofrendo ameaça de perder sua área para a construção de uma pequena central hidrelétrica, denominada PCH Santa Mônica, na Fazenda Chapada Boa Vista.

Banco de dados AND
Projeto prejudicará diretamente o povo Kalunga
Projeto prejudicará diretamente o povo Kalunga

O processo de licenciamento encontra-se bastante avançado, favorável à empresa Rialma S/A Centrais Elétricas do Rio das Almas, embora os critérios necessários para a construção da PCH não tenham sido devidamente cumpridos, tais como análises de impactos ambientais, socioculturais, etc. Apesar do Ministério Público ter recomendado uma audiência pública para que os documentos adequados fossem apresentados, apenas um relatório simplificado foi realizado por uma empresa terceirizada.

As partes favoráveis ao projeto afirmam que ele beneficiará a comunidade Kalunga, gerando empregos na região e mencionam também que a população está plenamente informada e de acordo com o projeto. Entretanto, a advogada Vercilene Francisco Dias (pertencente à Comunidade Quilombola Kalunga, Advogada da Associação Quilombo Kalunga, mestranda em Direito Agrário da Universidade Federal de Goiás – UFG – e membro do Observatório de Justiça Agrária da UFG) está acompanhando o processo e revela que em uma conversa com a comunidade local, as pessoas mostraram que não tinham conhecimento do licenciamento.

Uma das instituições que deveria proteger a população local, a Fundação Cultural Palmares, assinou o termo de anuência para que a construção da PCH continuasse, mesmo sem realizar nenhuma discussão com a população local e o povo Kalunga. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) permanece imóvel, embora tenha se comprometido a acompanhar o caso.

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja