SC: Guarani lutam por homologação de território

A comunidade guarani do Morro dos Cavalos, vizinha de Florianópolis, acaba de lançar a campanha Homologação já!, com várias atividades e mobilizações.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

Esta Terra Indígena (TI), que abrange as aldeias de Itaty e Yaka Porã, com 1.988 hectares, já passou por todas as etapas exigidas pelas leis do velho Estado, mas agora exige a homologação total e definitiva, que está 10 anos atrasada.

Esta providência é vista como fundamental para barrar os ataques que aquela comunidade guarani vem sofrendo por parte das classes dominantes e grupos anti-indígenas. Esses se aproveitam da situação legal precária para realizar agressões de diversos tipos contra os índios. Uma delas foi a tortura e o decepamento recente de uma das mãos da senhora Ivete de Souza, noticiada por este jornal.

A corajosa dona Ivete, mãe da ex-cacica Eunice kerexu, foi vista participando, dias atrás, de um congresso internacional indigenista na universidade unisul, próxima a Florianópolis.

O congresso, que está expondo livros editados pela Editora Aimberê, está discutindo o aniversário de 10 anos da declaração da ONU sobre os direitos dos povos indígenas.

A campanha pela homologação já realizou ações culturais desde abril e tem contado com o apoio de ativistas e entidades diversas, como a Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) e a MNI (Mobilização Nacional Indígena).

Todos que desejarem conhecer melhor e participar da campanha dos guarani catarinenses devem acessar a página da Conexão Itaty na internet.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Paula Montenegro
Taís Souza
Rodrigo Duarte Baptista
Victor Benjamin

Ilustração
Paula Montenegro