USA aperta os laços da subjugação

A- A A+
 

A notícia está no site do consulado do USA no Rio de Janeiro, sob o título “Visita do vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, John J. Sullivan”. Ela dá conta que no dia 22 de maio deste ano (por “coincidência” um dia depois de iniciada a greve dos caminhoneiros),  chegou a Brasília uma comitiva liderada pelo vice-secretário de Estado ianque. O ministro interino das Relações Exteriores, Marcos Galvão, recebeu o vice-secretário e sua delegação em um almoço de trabalho e uma reunião. Ali, foi lançado o Foro Permanente de Segurança Brasil-USA.

Charge: Vini Oliveira

Ordem unida

A composição da delegação brasileira dá a medida da importância do Foro. Estiveram presentes o embaixador Marcos Galvão, o Secretário-Geral do Ministério das Relações Exteriores e representantes do Ministério da Justiça, do Ministério da Defesa, do Gabinete de Segurança Institucional e do Ministério Extraordinário para Segurança Pública.

Sob a coordenação do Itamaraty e do Departamento de Estado do USA, o Foro terá como pauta “criar condições favoráveis para a articulação interagências e o desenvolvimento de estratégias operacionais em torno de seis áreas temáticas pré-definidas: narcotráfico, tráfico de armas, delitos cibernéticos, lavagem de dinheiro e crimes financeiros, terrorismo, e cooperação institucional”.

Em seu pronunciamento, o vice-secretário de Estado do USA enalteceu a cooperação realizada  entre os dois países durante a realização das Olimpíadas de 2016, afirmando que o “Foro como um todo está voltado para o lançamento de uma nova e ampla plataforma de cooperação que irá identificar meios concretos de tratar os desafios mútuos de segurança”. E acrescentou que “acima de tudo, acreditamos firmemente que o Foro não deva ser um mero palco de conversações. Concordamos que precisa ser cooperativo, operacional e mostrar resultados”.

Sanguessugas

As estratégias traçadas pelo USA como “América para os Americanos”, “Big Stick”, “Boa Vizinhança” (com a “Aliança para o Progresso” específica para a América Latina) e outras sob um discurso de solidariedade e cooperação só embutiram cláusulas sanguessugas de incremento da exploração imperialista.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

Daí é que um acordo para um foro “cooperativo” e “operacional”, neste momento, só corrobora as nossas denúncias de que as Forças Armadas colocaram em marcha um golpe militar contrarrevolucionário preventivo ao inevitável levante das massas ante tanta exploração, opressão e degeneração de toda esta velha ordem burguesa-latifundiária, serviçal do imperialismo, principalmente ianque.

Como principal semicolônia do imperialismo ianque, o Brasil é acompanhado em tempo real pelas suas agências de informação e espionagem. Tais acordos visam se antecipar ao agravamento da situação revolucionária que se desenvolve no país diante das dificuldades das classes dominantes, na falência do sistema político de seu velho Estado, em manter a velha ordem cada vez mais ameaçada de um colapso geral.

Do lado do povo, as demonstrações de que não aceita e não aceitará mais que o ônus desta tremenda crise recaia sobre os seus ombros são o verdadeiro sinal de que marcha, em passos rápidos, sua mobilização e politização. Dele emergirá a força de vanguarda para organizá-lo  numa verdadeira e grande Revolução Democrática, Agrária e Anti-imperialista para pôr fim a esta velha ordem putrefata e para a construção do Brasil Novo.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja