A Unidade Contingente de Patrulha Móvel Rural (Umopar), órgão de repressão do velho Estado boliviano, assassinou um jovem camponês de 17 anos chamado Franz Alejandro Alvarez Flores. O crime ocorreu no dia 18 de junho em San Matías, cidade fronteiriça com o Brasil, a 778 quilômetros da cidade de Santa Cruz.
Franz estava a caminho de San Matías em um automóvel com seu irmão quando teve problemas com o seu freio, não conseguindo parar diante da ordem policial no trajeto. Após o ocorrido os policiais, que estavam encapuzados, perseguiram o automóvel até uma propriedade, atirando covardemente contra Franz. O irmão da vítima declarou que acenou e gritou para os agentes afirmando que o carro estava com problemas de freio. Após o baleamento os policiais ainda encapuzados ignoraram o pedido do irmão para socorrê-lo.
Franz era um jovem agricultor que vendia laranjas em San Matías e deixa sua esposa grávida. Um professor não identificado que deu aula para o jovem relata que Franz era seu aluno em uma escola na comunidade e era trabalhador. Além disso o mesmo denuncia que é recorrente os abusos policiais.