AM: Matsés rechaça exploração

A- A A+
 

Os matsés protestaram contra a tentativa da exploração de petróleo e gás natural durante a VII Reunião Binacional Matsés Brasil-Peru, ocorrida entre os dias 8 e 10 de junho, na Terra Indígena (TI) Vale do Javari, no Amazonas.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

Estas atividades, se realizadas, afetariam diretamente a TI Vale do Javari, a Reserva Nacional Matsés, a Comunidad Nativa Matsés, a Reserva Indígena Yavari-Tapiche e o Parque Nacional Sierra del Divisor.

“Denunciamos a política atual do governo brasileiro que está afetando gravemente os direitos fundamentais dos povos indígenas através de ações políticas e interpretações jurídicas restritivas de seus direitos territoriais, como o corte dos recursos financeiros da Funai.”, destacou trecho do documento final da VII Reunião Binacional Matsés Brasil-Peru.

Os indígenas também denunciaram o Parecer 001/2017 da Advocacia-Geral da União (AGU), que enterrou a política de demarcação de terras no país ao empregar a tese do “marco temporal”.

Na reunião também foi discutida a situação dos povos isolados – aqueles sem contato com os não-indígenas – da região fronteiriça entre o Brasil e o Peru. Eles denunciaram a invasão, exploração dos recursos naturais e ataques a estes povos realizados por latifundiários, madeireiras e garimpeiros.

A reunião realizada na aldeia Lobo contou com a participação de oito comunidades do povo Matsés do Brasil e 12 do Peru, além de representantes da Organización Regional de los Pueblos Indígenas del Oriente/Peru (Orpio), Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e Centro de Trabalho Indigenista (CTI).

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja