Segundo o monopólio da imprensa, unidades do Exército Guerrilheiro Popular de Libertação (EGPL) e unidades da Guarda de Reserva Distrital (GRD) entraram em combate em uma área arborizada no distrito de Dantewada, estado de Chhattisgarh, no dia 8 de julho, segundo noticiou o blog Dazibao Rojo. Um agente da repressão ficou gravemente ferido e três revolucionários morreram.
Há suspeitas de que as mortes dos combatentes tenham sido resultado de um “falso encontro”, quando forças repressivas sequestram massas ou combatentes fora de combate e executam deliberadamente. O fato aconteceu em uma área da floresta de Katekalyan, perto da cidade de Pedadabba, a 450 quilômetros da capital Raipur, considerada uma forte base de apoio para os maoistas.
Dez dias antes, um agente da mesma GRD ficou ferido enquanto conduzia uma patrulha anti-maoista nas florestas de fronteira entre os distritos de Dantewada e Bastar, no estado de Chhattisgarh, no dia 28 de junho, segundo a agência de notícias TNN.
Durante a ação os reacionários foram surpreendidos por uma mina implantada por revolucionários do Exército Guerrilheiro Popular de Libertação (EGPL), dirigido pelo Partido Comunista da Índia (Maoista). O policial ficou gravemente ferido e foi levado para um hospital em Dantewada.