BA: Educação em greve

A- A A+
 

Professores da Rede Municipal de Ensino de Salvador realizaram uma grande manifestação em 31 de julho, ocasião em que completaram 21 dias de greve. A concentração teve início na Praça da Piedade, para em seguida sair em caminhada com destino à sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público da Bahia (MP-BA) exigindo que estes intercedessem contra o governo municipal a favor de suas demandas.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

No dia seguinte, 01/08, como parte da agenda de compromisso dos grevistas, os trabalhadores estiveram na Praça Municipal para colher assinaturas e, em seguida, protestar na Câmara de Vereadores. Esta segunda manifestação contou com o apoio das demais categorias de servidores municipais, que também entraram em greve por tempo indeterminado desde 31/07 para protestar contra a política de arrocho salarial do prefeito ACM Neto.

Há quatro anos que os direitos dos trabalhadores em educação vem sendo pisoteados. Um exemplo disso é a não concessão de mudança de nível, isto é, os professores não recebem um salário de acordo com a sua qualificação. Além disso, o prefeito não convoca eleições para diretores de escolas, que deveriam ser realizadas a partir do ano passado; diversas escolas lidam ainda com a falta de professores.

Outro ponto fundamental é a luta pela melhoria das condições de trabalho. Muitas escolas em Salvador se encontram em condições precárias de conservação e manutenção e, em grande parte, sofrem com transtornos causados pelo calor excessivo ou por infiltrações, alagamentos, transbordo na rede de esgoto quando chove, além de outros sintomas de sucateamento.

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja