RO: Camponeses e policial mortos em ação da PM

Após uma abordagem da Polícia Militar (PM), pelo menos dois camponeses foram mortos, vários foram baleados e outros desaparecidos no dia 25 de julho. A ação policial ocorreu na linha 29, no distrito de Nova Dimensão, cerca de 60 quilômetros de Nova Mamoré e 50 quilômetros de Jacinópolis. Um policial identificado como João Batista também foi baleado na perna e morreu.

Banco de dados AND
Camponeses mortos em abordagem policial, Distrito de Nova Dimensão, 25/07
Camponeses mortos em abordagem policial, Distrito de Nova Dimensão, 25/07

Informações divulgadas no “Portal Mamoré” dão conta que a área onde ocorreram as mortes têm mais de 5 mil hectares que seriam da União, grilada por um fazendeiro. Há três anos esse fazendeiro teria permitido que um grupo de camponeses entrassem para fazer derrubada e dividir uma parte em cerca de 100 lotes. Porém, há três meses o fazendeiro passou a tentar retirar essas pessoas, utilizando para isso policiais. Posseiros da área teriam afirmado que “PMs ligados ao dono da terra ficavam fazendo ameaças”.

Não há maiores informações da parte dos camponeses. A maioria das informações divulgadas são baseadas nas informações desencontradas e escassas fornecidas pela própria PM.

Os policiais alegam ora que foram até o local devido a suposto incêndio, ora que foram (ao que parece sem nenhum tipo de mandado judicial) para reprimir uma tomada de terra. A versão policial, repetida pelos seus porta-vozes, alega que os policiais foram vítimas de uma emboscada, e que somente dispararam para revidar uma suposta agressão.

A versão de que a polícia foi emboscada é questionada. Primeiro por haver uma grande contradição entre as versões apresentadas em diferentes ocasiões, dando um indício de que a ação violenta da polícia está relacionada a um conluio desta com o fazendeiro; também é questionável a versão de emboscada, visto que os camponeses, em um pequeno grupo, estavam apenas municiados com poucas espingardas de caça e ferramentas de trabalho, não teriam mínimas condições de emboscar duas viaturas com PMs armados até os dentes de fuzis e outras armas pesadas.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin