Talibã retoma capital estratégica

A- A A+
 

Combatentes da Resistência Nacional afegã – vinculados ao Emirado Islâmico do Afeganistão, também conhecido como Talibã – realizaram múltiplas ofensivas em diferentes regiões do país no mês de agosto. A principal ação foi a retomada da cidade Ghazni, capital da província de mesmo nome.

A retomada ocorreu na noite do dia 10 de agosto. Unidades do Talibã lançaram ataques coordenados e assaltaram a capital da província. A cidade é estratégica para o desenvolvimento da guerra de resistência, pois corta a ligação entre a capital do país, Kabul, com outras regiões. Edifícios administrativos e bases policiais foram tomadas no centro da cidade. O regime lacaio e as forças ianques reconheceram o assalto na região.

Durante o assalto, um helicóptero Mi-17 foi derrubado pelos combatentes da Resistência Nacional, aniquilando ao menos 20 combatentes lacaios do imperialismo ianque. Durante os combates, outros soldados títeres também foram abatidos. Segundo estimativas da Resistência Nacional, ao menos 300 soldados e agentes do regime colonial foram aniquilados ou feridos. Os talibãs libertaram ainda mais de 350 presos políticos e prisioneiros de guerra que estavam detidos.

Após tomar a cidade, unidades talibãs ainda interceptaram uma coluna militar e frustraram uma tentativa de envio de reforço à região. Os combatentes destruíram, nesta interceptação, ao menos 12 tanques e aniquilaram dezenas de soldados lacaios, na província de Wardak.

A Força Aérea ianque realiza desde o dia 11/08 intensos bombardeios sobre a cidade buscando esmagar a resistência das massas afegãs, sem nenhum êxito.

Assalto à base militar

Combatentes do Talibã invadiram, como parte dessas múltiplas ofensivas, uma grande base militar do Exército colonial afegão, no distrito de Ghormach, província de Faryab, no dia 12/08. Foram aniquilados ao menos dez soldados e outros 15 foram feridos. Os talibãs capturaram ainda tanques de guerra e munições na base do Exército.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja