Estudantes, ativistas e revolucionários veteranos chineses realizaram manifestações públicas em apoio a uma greve de operários da empresa Jasic Technology, em Shenzhen, província de Guangdong, no sul da China. A empresa, fabricante de máquinas de solda eletrônica e braços mecânicos, leva a cabo, junto com as “autoridades” do município, uma feroz repressão e perseguição contra os operários mais engajados na luta por conformar um sindicato independente.
Até o momento, ao menos sete proletários da fábrica foram demitidos e espancados; outros 29 trabalhadores e apoiadores foram presos. Entre os presos está uma mulher, Zhang Zeying, que deu à luz recentemente.
Grande manifestação
No dia 6 de agosto, pelo menos 80 manifestantes organizaram uma grande manifestação ao lado da delegacia de Yanziling, no distrito de Pingshan, em Shenzhen. A marcha realizou-se carregando retratos do Presidente Mao Tsetung, que faz tremer toda a laia de revisionistas que usurparam o Estado e o Partido Comunista, convertendo-os em instrumentos da ditadura burguesa. Dentre os presentes, ao menos 40 membros do Partido Comunista e quadros veteranos, aposentados, foram prestar solidariedade aos trabalhadores.