Datas memoráveis do proletariado

A- A A+
 

Setembro de 1971 – Queda em combate de Carlos Lamarca

É disseminado em diversas fontes que Lamarca morreu em um tiroteio, no sertão da Bahia. Entretanto, em entrevista exclusiva para o AND 56, o ex-militante da VPR, Adauto Dourado de Carvalho, relatou que o guerrilheiro foi morto no DOI-CODI de Salvador.

Nascido no Rio de Janeiro, em 27 de outubro de 1937, o grande revolucionário e filho do povo Carlos Lamarca formou-se, em 1960, pela Escola Militar das Agulhas Negras, em Resende, por crer que o Exército poderia servir à nação. Não demorou muito para que se desiludisse com o mesmo. “Aqui, o Exército defende os monopólios, os latifundiários, a burguesia. O povo é sempre reprimido. Esse Exército é podre e eu não aguento mais.”, relatou em 1966.

Já militante da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), em 24 de janeiro de 1969, Lamarca deserta das Forças Armadas para entrar na luta revolucionária, pela qual se dedicaria por toda a sua vida. Em abril de 1971, três meses antes de seu assassinato, devido a contradições com as concepções de luta da VPR, Lamarca passa a integrar as fileiras do então Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8).

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

11 de setembro de 1973 – Golpe de Estado no Chile

É desatado o golpe de Estado comandado por Augusto Pinochet, sob ordens do imperialismo ianque, pondo fim ao regime reformista de Salvador Allende. Mais de 10 mil mortos e incontáveis prisões políticas ocorreram em seguida para aplacar as grandes lutas de classes movidas pelo proletariado, campesinato e massas populares.

O fato foi um duro golpe na ideologia reformista de que seria possível transformar o caráter de classe do velho Estado e a relação de propriedade de modo pacífico. Demonstrou ainda a limitação da direção do movimento operário e popular do Chile na ocasião, que não correspondeu ao estado de ânimo das massas que queriam avançar e se viram carentes de uma direção revolucionária proletária.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja