O Comitê Zonal Especial de Ghats Ocidental do Partido Comunista da Índia (Maoista) aumentou a força local de seu Exército Guerrilheiro Popular de Libertação (EGPL) em ao menos cinco distritos do estado, segundo relatório da Ala de Inteligência do Esquadrão Anti-naxalita da polícia estadual. A notícia foi veiculada no dia 9 de setembro.
Banco de dados AND
Guerrilheiros maoistas realizam treinamento em área vermelha
O relatório denota que o crescimento do número de membros no EGPL deu-se após a morte de uma membra do Comitê Central do PCI (Maoista), Kuppu Devraj, e de sua assistente Ajitha, durante um enfrentamento com a polícia em 24 de novembro de 2016, na região de Nilambur. O velho Estado foi surpreendido, pois esperava uma queda na atuação das forças maoistas na região.
O informe aponta que o número de membros do EGPL na região de Kerala praticamente dobrou nos últimos tempos. Quadros revolucionários dos estados do norte da Índia também se deslocaram para esta região recentemente, de modo a ampliar as atividades na tríplice fronteira de Kerala, Tamil Nadu e Karnataka.
Celebração aos mártires
Recentemente, os combatentes do EGPL participaram de uma celebração em respeito aos mártires, em um bosque na fronteira com Wayanad e Kozhikode, na última semana de agosto. Membros do Comitê Central do Partido e do Comitê Zonal Especial de Dandakaranya decidiram fortalecer cinco comitês locais em Kannur, Kozhikode, Palakkad, Wayanad e Malappuram.