Mudança imposta

A- A A+
 

Você está com sua vida tranquila, tem um emprego para o qual você se capacitou, tem casa para sua família, se alimenta bem diariamente, se diverte nos fins de semana e, depois de um tempo, tudo que você acreditava ser seguro desaba devido a questões políticas envolvendo disputas entre frações das classes dominantes de seu país e ditames imperialistas que lançam o povo na miséria. Você perde seu poder de compra, o capitalismo que você tanto aplaudia é agora o causador da sua desgraça. Você não vê saída, pois falta dinheiro, falta comida, acabou o poder de compra, acabou o que comprar. Sua família passa necessidade, você perde o emprego, então reúne sua família e decidem tentar a vida em outro lugar, outro país, outra cultura.

Ellan Lustosa/AND
A rota dos venezuelanos é de Paracaima até Boa Vista ou Manaus, onde buscam maior estabilidade (Foto: Ellan Lustosa/AND)
A rota dos venezuelanos é de Paracaima até Boa Vista ou Manaus, onde buscam maior estabilidade

Esse é basicamente o relato que ouvi ao conversar com vários venezuelanos que encontrei por Boa Vista e Pacaraima (pequeno município fronteiriço com a Venezuela, no estado de Roraima). A grande maioria deles nos sinais de trânsito, tentando  vender algo ou pedindo emprego. Quase todos possuíam emprego no seu país de origem, tinham profissão. Encontrei professores, técnicos, mecânicos, petroleiros, operários, artistas, militares, entre muitos outros. Os que não trouxeram a família tentavam sozinhos arranjar trabalho para enviar dinheiro aos seus parentes na Venezuela.

Ellan Lustosa/AND
Abandonados pelos governos, venezuelanos vivem na miséria em Roraima (Foto: Ellan Lustosa/AND)
Abandonados pelos governos, venezuelanos vivem na miséria em Roraima

Divididos entre as ameaças imperialistas ianques, as pugnas entre frações das classes dominantes no país e um governo que aprofundou a crise do capitalismo burocrático na Venezuela, muitos imigrantes chegam ao Brasil e pedem refúgio ao governo ou entram mesmo ilegalmente. Muitos, que tinham bons empregos lá, se submetem a qualquer emprego para poder comer. Morando em barracas de plástico nas ruas dessas cidades, são vítimas de xenofobia por parte da população brasileira que vê, por seu lado, deteriorar ainda mais a já miserável condição dos municípios, graças ao abandono dos governos. Ante isso, um pequeno setor mais reacionário insiste em culpar venezuelanos por tudo que acontece na cidade, jogar povo contra povo, aliviando os verdadeiros culpados, aqueles engravatados, em Brasília e nos palácios de Roraima, que viraram as costas para os brasileiros e para os venezuelanos.

Ellan Lustosa/AND
Velho em busca de trabalho expõe suas profissões em painel (Foto: Ellan Lustosa/AND)
Velho em busca de trabalho expõe suas profissões em painel

A quantidade de venezuelanos que passa pelas mãos da ONU é menor que o verdadeiro fluxo da imigração. Mais uma vez é falso o discurso do governo federal, serviçal do imperialismo, de que está cuidando desses irmãos de fronteira. Seus objetivos são de responder aos interesses dos monopólios ianques. E novamente quem paga são os povos: o brasileiro e o venezuelano.

Ellan Lustosa/AND
Família de imigrantes vivem na rua, Pacaraima, 2018 (Foto: Ellan Lustosa/AND)
Família de imigrantes vivem na rua, Pacaraima, 2018

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja