Conceitos científicos do proletariado

A- A A+
 

Consciência social e classe social: Na sociedade dividida em classes, a consciência social, em todas as suas formas, tem caráter de classe. Cada classe social elabora suas próprias concepções, ideias e teorias. Seus sentimentos, disposição de ânimo, hábitos, ideias e opiniões são produto de suas condições de vida e sua prática social, os quais correspondem a seus interesses de classe. Lenin ensinava a descobrir os interesses de tal ou qual classe atrás das frases, declarações ou premissas morais, religiosas, políticas ou sociais.

Na sociedade de classes, a ideologia se constitui também pelo conjunto das ideias (políticas, filosóficas, religiosas, artísticas etc.) de determinada classe, nas quais se expressa sua posição social e seus interesses. Elaboram-na os representantes mais cultos da classe dada, seus ideólogos, quer dizer, seus filósofos, sociólogos, juristas, economistas, escritores, poetas etc. Assim, esses ideólogos não só se encontram entre os membros da classe de que se trata, mas também entre os de outras classes.

No alvorecer da sociedade capitalista, a ideologia burguesa foi elaborada não só por homens de origem burguesa, mas também por outros, que procediam da nobreza. Os forjadores da ideologia proletária saíram das fileiras da intelectualidade burguesa. No que toca à sua formação e posição social, podem existir, em geral, grandes diferenças entre os ideólogos da classe e seus simples membros. Marx escreveu que os ideólogos da pequena burguesia não são, forçosamente, vendeiros ou admiradores desta. “O que os converte em porta-vozes do pequeno burguês é a circunstância de que suas ideias não podem transpor os limites que tampouco a própria existência do pequeno burguês pode transpor; por esta razão, no terreno teórico, veem-se conduzidos a abordar as mesmas tarefas e decisões a que se vê conduzido o pequeno burguês, no terreno prático, pelo seu interesse de classe e sua posição social. Tal é, também, a relação que existe, em geral, entre os representantes políticos e literários de sua classe e a classe que eles mesmos representam.”.

Na sociedade cindida em classes, imperam as ideias da classe dominante. Com frequência, as massas oprimidas, voltando as costas aos seus próprios interesses, assimilam as ideias políticas, jurídicas e morais da classe dominante, sua concepção do mundo. Isso se dá primeiro porque a classe que tem à sua disposição os meios de produção material dispõe, também, pela mesma razão, dos meios de produção espiritual; segundo, porque, em virtude de toda a situação e das condições de vida das classes exploradas, impõem-se, a par das relações econômicas dominantes, “as ideias, concepções e opiniões também dominantes”. Todo o complexo aparelho ideológico das classes dominantes defende e difunde sua própria ideologia. As ideias de tal ou qual classe, no entanto, só continuam imperando enquanto permanecem relativamente firmes as bases econômicas do domínio da classe em questão. Mas, uma vez que as relações econômicas de que se trata convertem-se em entraves ao desenvolvimento das forças produtivas e surgem, na velha sociedade, as premissas materiais ou os elementos de uma nova sociedade, aparecem, também, novas ideias, que servem de arma às forças sociais avançadas, em sua luta por criar uma nova sociedade.


Referências:

Konstantinov, Fundamentos, págs. 534/535.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja