Importante chefe militar pró-USA é aniquilado pelos talibãs

Combatentes do Talibã, que integram a Resistência Nacional afegã, atacaram o Palácio de Kandahar, sede do governo provincial, e aniquilaram o general mais importante do sul do Afeganistão: general Abdul Raziq. Raziq e outros chefes militares estavam em uma reunião de alto nível quando foram surpreendidos, no dia 18 de outubro. Estava também presente o general ianque Austin S. Miller (chefe da Otan e um dos responsáveis pela guerra de agressão ao Afeganistão), que por pouco conseguiu escapar. Outros dois membros do Exército ianque, que participava da reunião, também foram feridos.

Banco de dados AND
Combatentes talibãs marcham nas ruas do Afeganistão
Combatentes talibãs marcham nas ruas do Afeganistão

Segundo informes preliminares, o guerrilheiro que efetuou sozinho o ataque estava infiltrado dentro das instalações oficiais do regime pró-ianque e, assim que teve oportunidade, abriu fogo. Ele foi morto em seguida.

Em pronunciamento em seu canal oficial, os talibãs afirmaram que "os principais objetivos do ataque eram o comandante ianque Miller e o infame comandante geral Abdul Raziq". Eles afirmaram também que Zalmi Waisa (governador da província), Abdul Momin (chefe da Direção Nacional de Segurança da província) e "vários outros funcionários" foram também aniquilados, mas não há nenhuma confirmação por parte do regime capitulacionista.

A ação exitosa é um duro golpe nas forças do imperialismo ianque e nos seus colaboradores internos (chamados de "capitulacionistas" porque se opõe a expulsar os invasores). Raziq, em especial, era um importante quadro do regime capitulacionista, pois desde 2009 tinha ganhado moral entre os invasores por ter sido capaz de combater a insurgência talibã naquele período.

Antes deste ataque, os talibãs haviam realizado um outro ataque de peso.  Durante a visita do presidente fantoche Ashraf Ghani à cidade de Ghazni, capital da província, no dia 27 de setembro, talibãs lançaram inúmeros foguetes para abatê-lo. Dois projéteis caíram a menos de 300 metros do complexo residencial do governador provincial, onde Ghani se reunia com “autoridades” locais, segundo Ahmad Khan Sirat, porta-voz da polícia local.

Comandantes lacaios do USA mortos

Outros ataques foram noticiados pelo próprio Talibã, no seu site oficial. Dentre eles, está o aniquilamento de vários comandantes no campo de batalha.

Na cidade de Kandahar – a segunda maior do país –, no dia 4 de outubro, o comandante Gul Ahmad foi alvejado e morto por um combatente da Resistência. Ele era um dos chefes da polícia local e estava comprovadamente envolvido em episódios de abuso e opressão contra civis.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Paula Montenegro
Taís Souza
Rodrigo Duarte Baptista
Victor Benjamin

Ilustração
Paula Montenegro