Maoistas mobilizam trabalhadores

A- A A+
 

O Exército Guerrilheiro Popular de Libertação (EGPL) dirigido pelo Partido Comunista da Índia (Maoista) realizou um ataque atingindo um acampamento de uma construtora, que fica localizada no distrito de Latehar, em Jharkhand, perto da fronteira com Chhattisgarh. A notícia foi reportada pelo portal CorreoVermello no dia 15 de novembro.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

Na noite de 12 de novembro, os guerrilheiros ocuparam o canteiro de obras, reunindo os trabalhadores para dialogar sobre a importância dos operários da empresa romperem com a obra de uma ponte que perpassa a cachoeira Mahuadand-Lodh, no distrito de Latehar.

Em seguida, os guerrilheiros, junto com os trabalhadores, incendiaram equipamentos como tratores e geradores, comprometendo seriamente a continuidade das obras.

Ações como essas são mobilizadas pelos maoistas a fim de impedir que se instalem nas regiões grandes corporações mineradoras que expulsam os camponeses e povos tribais de suas terras, com o apoio do velho Estado.

Outros ataques

No dia  3 de novembro os maoistas já haviam realizado ação semelhante. Na ocasião, o EGPL invadiu a oficina de uma empreiteira,  localizada em um acampamento na aldeia de Ekilsara, no distrito de Hazaribagh, estado de Jharkhand, e destruíram com fogo várias máquinas e tratores.

As construções de estradas e pontes ligando as áreas rurais daquela região com o resto do país são parte do plano do governo de facilitar o acesso de mineradores e de outros monopólios às terras. As consequências para os camponeses e povos tribais são certas: expulsão de suas terras, maior repressão e violência. Por esta razão os maoistas, defendendo os povos tribais e camponeses, não permitem que tais monopólios invadam a região.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja