Heróis de dezembro

A- A A+
Pin It

Natural de Araguari (MG), Ciro Flávio Salazar e Oliveira nasceu no dia 26 de dezembro de 1943. Passou a infância e a juventude no Rio de Janeiro, onde fez os ensinos fundamental e médio. No final dos anos 60, entrou para a faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Esteve presente às principais manifestações estudantis do pe ríodo, incluindo as manifestações contra o assassinato de Edson Luís pelas forças repressivas em 1968. Por ter sido fotografado incendiando um carro da polícia, sofreu intensa perseguição, que culminou com sua prisão pelo Departamento de Ordem Política e Social do Rio de Janeiro (DOPS/RJ) quando distribuía panfletos no dia da Passeata dos Cem Mil. Seguido e vigiado constantemente, acabou entrando para a clandestinidade. Militando no Partido Comunista do Brasil (PC do B), foi para o Araguaia em 1970 para se juntar ao Destacamento B das Forças Guerrilheiras. Em 1972, foi metralhado pelos soldados contrarevolucionários.

Nascido em Cachoeiro do Itapemirim (ES), em 28 de dezembro de 1948, Arildo Valadão foi um participante ativo das ações estudantis entre 1967 e 1970. Cursava Física na UFRJ e foi o presidente do Diretório Acadêmico de seu curso em 1968. Tal engajamento acabou fazendo dele um alvo para a repressão: a clandestinidade foi a saída. Casouse com Áurea Eliza Pereira, outra combativa militante de esquerda. Ambos partiram para o Araguaia em 1970, indo se juntar aos diversos revolucionários destacados pelo PC do B.

Segundo informações do Comitê Brasileiro pela Anistia (CBA), reproduzidas no livro Rua Viva, Arildo foi assassinado no dia 23 de novembro de 1973. Seus companheiros viram, no dia seguinte, seu corpo decapitado, com um ferimento à bala que não parecia suficiente para lhe tirar a vida. Daí se supôs que teria sido decapitado ainda vivo: mais uma sujeira que a ditadura civil-militar não pode esconder.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja