RN: Servidores da saúde deflagram greve

A- A A+

Os servidores da saúde pública do Rio Grande do Norte declararam greve por tempo indeterminado no dia 5 de fevereiro, aprovada em uma assembleia da categoria no dia 24 de janeiro. O início da paralisação contou ainda com uma manifestação em frente à governadoria, no centro administrativo do Estado.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

A greve é resultado de “constantes ataques que os servidores estaduais vêm sofrendo nos últimos anos”, segundo as palavras do sindicato da categoria. Entre esses pontos citados, está o parcelamento dos salários de janeiro, que teria gerado revolta dos servidores que estão com os salários de dezembro e o 13º de 2018 ainda atrasados.

“Queremos um calendário de pagamento dos salários, que sejam pagos em dia. E exigimos o pagamento dos salários atrasados”, afirmou coordenador-geral do sindicato dos trabalhadores em saúde.

Os trabalhadores protestam ainda contra um decreto governamental publicado em janeiro no qual o pagamento e o gozo da licença-prêmio foram suspensos. O decreto foi revogado pelo governo após reunião com o Fórum dos servidores, mas, segundo o sindicato, as direções hospitalares estão proibindo a solicitação da licença.

A confirmação da greve, decretada por tempo indeterminado, coincidiu com a realização de um ato unificado com participação de servidores de todas as pastas estaduais. O protesto foi realizado em frente à Governadoria.

A greve abrange todo o Rio Grande do Norte e os serviços nas unidades de saúde estão reduzidos, com apenas 30% do efetivo dos servidores. Segundo a direção do Hospital Walfredo Gurgel, o maior hospital da rede pública estadual, 50% dos servidores estão trabalhando na unidade.

A saúde foi a primeira categoria a iniciar uma greve na atual gestão.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja