RJ: 14 anos da Chacina da Baixada

A- A A+

Familiares e amigos das vítimas da Chacina da Baixada, episódio no qual 29 pessoas foram assassinadas em Nova Iguaçu e Queimados, realizaram uma manifestação na rodovia Presidente Dutra (BR-116), em 31 de março, quando a tragédia completou 14 anos.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

Carregando faixas, flores e cartazes com afirmações como Nossos mortos têm voz, cerca de 100 pessoas estiveram presentes para refazer o caminho da chacina. O ato também denunciou uma vez mais a impunidade proporcionada aos assassinos de Marielle Franco. 

A chacina da Baixada

Em 31 de março de 2005, 29 pessoas foram assassinadas na maior chacina da história do Rio de Janeiro. Dentre as vítimas estão crianças, comerciantes, estudantes, funcionários públicos, marceneiros, pintores e garçons, que estavam na porta de suas casas ou andavam pelas ruas.

Os responsáveis foram 11 policiais militares, à paisana. Os assassinos percorreram o bairro da Posse e a Rua Gama, em Nova Iguaçu, e abriram fogo contra aqueles que cruzaram o caminho. Na rodovia Presidente Dutra mataram mais duas pessoas. Posteriormente, os policiais militares seguiram para Queimados, onde outras 12 pessoas foram executadas.

Em 2006, apenas cinco deles foram ao júri popular. Somente o cabo Gilmar Simão, assassinado em 2006, e o cabo Ivonei de Souza, foram acusados por formação de quadrilha. Ivonei entrou com recurso contra a decisão. Outros quatro PMs foram soltos, a pedido do Ministério Pública do Rio de Janeiro, alegando “falta de indícios”. As 29 vítimas não tinham antecedentes criminais e foram escolhidas aleatoriamente.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja