O município de Ananindeua, região metropolitana de Belém, vem lidando com problemas de pavimentação e saneamento. Os habitantes se queixam de aguardar pelas obras de melhorias há mais de 20 anos, principalmente nas ruas próximas à sede da prefeitura da cidade.
Banco de dados AND
Moradores interditam BR-316 em Ananindeua (PA) cobrando obras de pavimentação e saneamento
Na manhã de 7 de maio, moradores realizaram um protesto para cobrar uma resposta da prefeitura. Os manifestantes interditaram a rodovia BR-316, no sentido Belém-Marituba, ateando fogo em pneus e pedaços de madeira. O bloqueio durou mais de duas horas, apenas uma via foi liberada para a passagem de carros.
Após a pressão popular, a Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura de Ananindeua informou por meio de nota que a rua Manoel Moreira de Oliveira será contemplada com recursos de emenda federal e receberá os serviços de drenagem, terraplanagem e pavimentação asfáltica ainda este ano.
Já nas regiões de Trancoso e Arraial d’Ajuda, no município de Porto Seguro, litoral baiano, moradores fizeram uma manifestação na manhã de 10 de maio no trecho entre a BA-001 e a BA-986. O motivo do protesto era reivindicar melhorias para as rodovias estaduais.
Segundo informações do jornal eletrônico Radar 64, o trecho esteve bloqueado desde às 7h30, permanecendo por mais algumas horas.
Em Salvador, moradores do bairro Cassange bloquearam uma parte da via conhecida como CIA-Aeroporto, que dá acesso ao bairro, com pneus e galhos.
Os manifestantes também realizaram o protesto como forma de exigir melhorias para o bairro. Eles alegam que a localidade possui problemas de infraestrutura, como falta de pavimentação, falta de água encanada e saneamento básico.