Sudão: Exército massacra dezenas

A- A A+

Pelo menos 100 pessoas foram mortas e outras centenas feridas pelas forças de repressão, no dia 3 de junho, durante protestos contra a junta militar que governa o Sudão, país localizado na África. O protesto ocorreu próximo à sede do Ministério da Defesa, na capital Cartum, local em que os manifestantes estão acampados há cerca de um mês, exigindo o fim da junta.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

O protesto, convocado pela Associação de Profissionais Sudaneses (APS), começou pacífico, no entanto, os manifestantes desarmados foram alvejados por disparos de armas de fogo efetuados pelas tropas repressivas. Além disso, o número de mortos pode ser ainda maior, pois há acusações por parte dos manifestantes que corpos de pessoas perseguidas e assassinadas pelo atual regime estão sendo atirados no Rio Nilo. Até agora, mais de 40 corpos foram encontrados no local.

Mesmo diante da brutal repressão que vêm sofrendo, nos dias 28 e 29 de maio, as massas do Sudão organizaram uma Greve Geral que, durante dois dias, paralisou 90% dos trabalhadores dos setores público e privado, incluindo transportes públicos, bancos, portos, hospitais e farmácias.

A junta militar, que conta com o apoio da Arábia Saudita, Egito e Emirados Árabes Unidos, governa desde o dia 11 de abril, após a queda do ex-presidente Omar Al-Bashir. Os generais, que empreenderam um golpe de Estado, informaram que “pretendem” realizar eleições dentro de nove meses. No entanto, os manifestantes exigem a imediata saída dos militares. Enquanto isso, a repressão brutal continua, mesmo aos olhos da “comunidade internacional”.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja