Moradores de áreas alagadas no bairro São Jorge, zona oeste de Manaus, fecharam a ponte no sentido Centro-bairro em 12 de junho. A manifestação iniciou por volta de 17h30, e os moradores atearam fogo em pneus e pedaços de madeira. Indignados com a atual situação que vivem, os manifestantes revindicam reparos em pontes provisórias e o pagamento de auxílio-aluguel para sair das casas, que estão inundadas.
Banco de dados AND
Moradores de São Jorge lidam com alagamentos e vias precarizadas
Arlete da Silva, uma das representantes do bairro, informou que procurou a Defesa Civil na manhã de 12/06 para cobrar respostas do órgão. “Não me deram previsão, só disseram que estão fazendo o levantamento das famílias.”, disse.
Os manifestantes ressaltam, ainda, que estão esperando uma resposta da Defesa Civil de Manaus desde abril, quando foi feito o cadastro das casas na operação SOS Enchente. Até o momento nenhuma providência foi tomada, denunciam os moradores.
Esse já é o terceiro ato da população, que exige o início das construções de pontes e demais auxílios da operação SOS Enchente. A dona de casa Cristiele Rodrigues Alves, de 25 anos, que participou da manifestação, desabafou: “Só queremos pontes seguras, as madeiras que eles usaram nas estruturas são inapropriadas, são podres, corremos riscos”.
“Nossas casas estão alagadas, nossos filhos estão com risco de pegar doenças. Aparecem cobras na porta de casa. Não recebemos nenhum auxílio ainda. Fizeram apenas a ponte principal com acesso às casas, mas não adianta, a água vem e ultrapassa a ponte.”, contou outra moradora.