Uma praça em Santiago, no Chile, amanheceu com os bancos pichados e bandeiras vermelhas hasteadas. Os revolucionários conclamaram Reconstituir o Partido de Recabarren! e Abaixo o revisionismo! Viva o maoísmo!, no advento do aniversário de Luis Emilio Recabarren, chefe proletário e fundador do Partido Comunista do Chile (sob o nome de Partido Operário Socialista).
El Pueblo
Praça onde ocorreu a ação dos revolucionários, 2019
Recabarren nasceu no dia 6 de julho de 1876 e dedicou sua vida à “organização do proletariado e do povo, para alcançar a emancipação social, o fim da exploração, a verdadeira igualdade entre homens e mulheres, para que reine a justiça em todas as lutas do povo, nas quais colocou sua mente e coração”, como é descrito pelo jornal democrático chileno El Pueblo.
O dirigente comunista representou a Fração Vermelha do Partido Operário Socialista (POS), quando no seu II Congresso, em 1918, se travou uma luta de duas linhas. Ele enfatizou que o caminho a ser seguido era o da luta armada, através da aliança operário-camponesa, aplicando e defendendo os aportes do leninismo, consagrado internacionalmente com o triunfo da Revolução Socialista de Outubro de 1917.