Bolsonaro autoriza trabalho aos domingos

A- A A+
Pin It

Autorizado por Bolsonaro, o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, assinou em 18 de junho uma portaria que amplia de 72 para 78 os setores da economia com autorização permanente para que funcionários trabalhem aos domingos e feriados. A medida abrange, entre outros setores, o comércio, a indústria, os transportes em geral, a educação e a cultura.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

A nova portaria incluirá seis setores: indústria de extração de óleos vegetais e de biodiesel; indústria do vinho e de derivados de uva, indústria aeroespacial e serviços de manutenção aeroespacial, comércio em geral e estabelecimentos destinados ao turismo em geral.

A mensagem anunciada por meio de rede social afirmava que a medida traria “muito mais empregos!”, mas revela a implementação em curso de um conjunto de medidas que busca elevar a superexploração do trabalho com menos leis que assegurem direitos trabalhistas. Um duro golpe para os mais pobres.

Desta forma, a legalização destas práticas, já existentes no mercado, permitem que principalmente a grande burguesia e o imperialismo manejem a força de trabalho de acordo com o que lhes é conveniente, submetendo o trabalhador a uma maior insegurança e precarização.

Enquanto são impostas ou aprovadas medidas como essa, nada muda no desemprego. Desde a “reforma trabalhista”, aprovada sob o discurso de que “criaria emprego”, o desemprego real (aqueles sem trabalhar ou que fazem “bicos”) só fez crescer, atingindo 28,4 milhões de pessoas em abril deste ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo um recorde na história do país.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja