Conceitos científicos do proletariado

A- A A+

Desemprego: Fenômeno social inevitável no capitalismo; ocorre quando os proletários e outros assalariados ficam sem emprego e, muitas vezes, sem qualquer condição de subsistência. O desemprego agrava-se brutalmente em período das inevitáveis crises cíclicas de superprodução do sistema capitalista. Com a crise geral do imperialismo, os períodos de desemprego generalizado agravaram-se, encurtando os seus intervalos.

Ademais das crises cíclicas, o desemprego também é inevitável no capitalismo porque os burgueses constantemente substituem o trabalho humano por novas máquinas e tecnologia, aumentando dessa forma a intensidade da produção (produzir mais e em menos tempo) e diminuindo proporcionalmente o gasto com salários (busca por lucros máximos).

Além disso, para o devido funcionamento do sistema capitalista, é necessária a manutenção permanente de um contingente de operários desempregados. Esse exército de desempregados, chamado de exército industrial de reserva, é utilizado pelos capitalistas: primeiro, como mercado de força de trabalho quando precisam incrementar a produção em bons períodos econômicos e, segundo, como meio de intensificar a exploração da parte ocupada da classe operária, pois o excedente de desempregados faz aumentar a pressão para que os operários ativos aceitem trabalhar por salários menores.

O desemprego afeta muito particularmente os operários não qualificados e pouco qualificados, os jovens e as mulheres, assim como as camadas da população vítimas de diferentes formas de discriminação social.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja