27 anos do inabalável discurso do Presidente Gonzalo

A- A A+

Há 27 anos, no dia 24 de setembro de 1992, o Presidente Gonzalo, chefatura do Partido Comunista do Peru (PCP) e da Revolução Peruana, proclamava o histórico “discurso na jaula”, passando por cima das hienas do monopólio de imprensa e reacionários mais hostis para se dirigir às massas do povo peruano.

Banco de dados AND
Gravura retrata a guerra popular e a revolução peruana
Gravura retrata a guerra popular e a revolução peruana

Apresentado em traje listrado pelo regime fascista de Fujimori, na vã tentativa de humilhá-lo, o Presidente Gonzalo respondeu com o convicto discurso de convocação aos comunistas, combatentes do Exército Guerrilheiro Popular e massas da Frente/Novo Estado a darem seguimento à Guerra Popular, arrasarem o latifúndio, a grande burguesia e prepararem terreno para responder à intervenção ianque, na ocasião, cada vez maior.

O discurso do Presidente Gonzalo foi tão pujante e otimista que calou os abutres do monopólio da imprensa, que tentavam insultá-lo e impedir-lhe de proferir suas palavras.

As imponentes palavras foram pronunciadas seis dias após a captura do Presidente Gonzalo e da consequente queda do Comitê Central, em uma megaoperação movida pela agência de inteligência ianque (CIA) e toda a reação peruana. Ainda assim, não puderam deter a Guerra Popular.

Hoje o PCP trava uma dura luta e avança no sentido de “culminar brilhantemente” sua Reorganização Geral em meio à Guerra Popular, com mais aplicação do marxismo-leninismo-maoismo pensamento gonzalo e em luta contra o revisionismo, principalmente na região do Vale dos Rios Apurímac, Ene e Mantaro (Vraem). A culminação da Reorganização Geral dará um impulso na luta armada com maior incorporação das lutas das massas à luta pelo Poder.

Tal como afirmou o Movimento Popular Peru - Comitê de Reorganização (MPP-CR), na publicação da entrevista com a dirigente do PCP no Vraem, camarada Laura: “Os comunistas, combatentes e massas, praticando a filosofia da luta que só com fuzil se pode transformar o mundo, estão lutando para levar adiante a reorganização do Comitê Regional Principal [Vraem] do PCP como parte da reorganização geral de todo o Partido em meio à Guerra Popular e em luta de morte contra o revisionismo”.

O discurso pode ser encontrado na íntegra e em português no site: serviraopovo.wordpress.com.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja