Há 27 anos, no dia 24 de setembro de 1992, o Presidente Gonzalo, chefatura do Partido Comunista do Peru (PCP) e da Revolução Peruana, proclamava o histórico “discurso na jaula”, passando por cima das hienas do monopólio de imprensa e reacionários mais hostis para se dirigir às massas do povo peruano.
Banco de dados AND
Gravura retrata a guerra popular e a revolução peruana
Apresentado em traje listrado pelo regime fascista de Fujimori, na vã tentativa de humilhá-lo, o Presidente Gonzalo respondeu com o convicto discurso de convocação aos comunistas, combatentes do Exército Guerrilheiro Popular e massas da Frente/Novo Estado a darem seguimento à Guerra Popular, arrasarem o latifúndio, a grande burguesia e prepararem terreno para responder à intervenção ianque, na ocasião, cada vez maior.
O discurso do Presidente Gonzalo foi tão pujante e otimista que calou os abutres do monopólio da imprensa, que tentavam insultá-lo e impedir-lhe de proferir suas palavras.
As imponentes palavras foram pronunciadas seis dias após a captura do Presidente Gonzalo e da consequente queda do Comitê Central, em uma megaoperação movida pela agência de inteligência ianque (CIA) e toda a reação peruana. Ainda assim, não puderam deter a Guerra Popular.
Hoje o PCP trava uma dura luta e avança no sentido de “culminar brilhantemente” sua Reorganização Geral em meio à Guerra Popular, com mais aplicação do marxismo-leninismo-maoismo pensamento gonzalo e em luta contra o revisionismo, principalmente na região do Vale dos Rios Apurímac, Ene e Mantaro (Vraem). A culminação da Reorganização Geral dará um impulso na luta armada com maior incorporação das lutas das massas à luta pelo Poder.
Tal como afirmou o Movimento Popular Peru - Comitê de Reorganização (MPP-CR), na publicação da entrevista com a dirigente do PCP no Vraem, camarada Laura: “Os comunistas, combatentes e massas, praticando a filosofia da luta que só com fuzil se pode transformar o mundo, estão lutando para levar adiante a reorganização do Comitê Regional Principal [Vraem] do PCP como parte da reorganização geral de todo o Partido em meio à Guerra Popular e em luta de morte contra o revisionismo”.
O discurso pode ser encontrado na íntegra e em português no site: serviraopovo.wordpress.com.