Patriotas do Iêmen destroem petrolíferas sauditas

A- A A+

Forças patrióticas da Resistência Nacional iemenita bombardearam com drones as duas maiores instalações petrolíferas do mundo, pertencentes à monarquia feudal-burocrática da Arábia Saudita, no dia 14 de setembro. O ataque, que destruiu 5% de toda a produção mundial de petróleo e causou prejuízos bilionários, é parte da guerra de resistência do Iêmen contra a agressão militar saudita, orquestrada pelo USA.

O grupo iemenita que reivindicou o ataque chama-se Houthi – grupo nacionalista xiita. Dias depois, os patriotas ainda anunciaram o planejamento de novos ataques contra alvos importantes. “Para o regime da Arábia Saudita, dissemos que apenas uma de nossas operações teria custo alto para vocês. Hoje, pela primeira vez, anunciamos: nós temos dezenas de alvos em nosso alcance”, disse Yahya Saria, porta-voz militar do grupo.

O regime saudita reduziu em 50% a produção de petróleo e gás como resultado do ataque, sendo que o país é responsável por 10% da produção mundial. O preço do barril de petróleo disparou em 20% em Londres, após o ataque.

O país está sacudido por guerras sucessivas, que começou como uma guerra civil entre grupos de poder da classe dos senhores de terras e dos grandes burgueses locais, instigados por diferentes potências imperialistas, pelo controle da máquina de Estado. De um lado, os grupos vinculados ao então presidente Al-Hadi – ligados à Arábia Saudita – e, por outro, o grupo Houthi e milícias xiitas.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja