Colômbia: Massas populares erguem-se em grande rebelião

A- A A+

De 21 a 23 de novembro grandes protestos combativos abalaram a Colômbia. O povo foi às ruas contra o novo pacote de medidas econômicas impostas pelo governo de Iván Duque visando aumentar a exploração do povo. As massas enfrentaram o aparato repressivo do velho Estado, incluindo o Exército e o toque de recolher. Uma delegacia foi explodida, viaturas incendiadas e dezenas de policiais feridos.

O pacote conta com a eliminação do fundo de pensão estatal Colpensiones, o aumento da idade de aposentadoria e a contratação de jovens com salários abaixo do mínimo (25% inferior). As medidas ainda não foram divulgadas oficialmente, mas alguns de seus pontos têm sido divulgados por deputados e pessoas próximas ao governo.

As massas também criticam o descumprimento dos acordos com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) por parte do governo e paramilitares, que promovem um massacre daqueles que depuseram as armas para “integrarem-se” ao sistema político podre.

As massas lutam por seus direitos

O dia 23 de novembro foi marcado por marchas multitudinárias em diversas cidades colombianas como Suba, Santa Isabel, Cali, Bogotá, entre outras, e pela brutal repressão policial dos Esquadrões Móveis Antidistúrbios (Esmad) da Polícia Nacional, que atacava marchas até então pacíficas com bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha.

Policiais atiraram e assassinaram um jovem de 18 anos, Dylan Cruz, o que gerou ainda mais revolta entre os manifestantes. Também, nesse dia, milhares de manifestantes se reuniram à noite para protestar em frente à casa de Duque, desafiando o toque de recolher que começa às 18h.

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Matheus Magioli Cossa

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Matheus Magioli Cossa
Ana Lúcia Nunes
Matheus Magioli
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira