Senegal: Manifestantes enfrentam a polícia por água

A- A A+

No dia 30 de maio, ocorreram confrontos entre as massas e forças policiais na cidade de Cap Skirring, no oeste do Senegal, durante um protesto contra a falta de água.  

De acordo com o jornal revolucionário alemão Dem Volke Dienen, o velho Estado, negando o direito à manifestação das massas (princípio democrático elementar), havia proibido o protesto no local. A proibição, no entanto, não impediu as massas de irem para as ruas. Acionadas pela velha ordem, as forças da repressão atacaram os manifestantes que exigiam abastecimento de água em bairros pobres da cidade.  

A reação utilizou gás lacrimogêneo e armas de fogo para dispersar a multidão de trabalhadores. Em resposta, os manifestantes atacaram as forças policiais com pedras e ergueram barricadas em chamas. Vários manifestantes foram gravemente feridos pelos projéteis disparados pelos policiais e 16 pessoas foram presas. 

O Senegal (semicolônia dominada, sobretudo, pela França), situado na África Ocidental, é uma das nações onde os direitos democráticos do povo mais são restritos. Isso se deve ao fato de ter sido uma colônia francesa até o ano de 1960, dominada com mãos de ferro pelos imperialistas. Sua economia, centrada na exportação de pescados para a França, é absurdamente frágil e dominada. Em 2011, cerca de 38% da população vivia com  menos de 1,90 dólar por dia, com 75% da força de trabalho alocada no setor primário (agricultura e afins). 

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Matheus Magioli Cossa

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Matheus Magioli Cossa
Ana Lúcia Nunes
Matheus Magioli
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira