AC: Povo se une para fechar aeroporto

A- A A+

Com o intuito de conter a disseminação do coronavírus, moradores da pequena cidade de Santa Rosa do Purus, no interior do Acre, se juntaram e decidiram, por conta própria, fechar o aeroporto da cidade no dia 22 de maio.  

O município é um dos quatro isolados do estado e já tem dois casos de Covid-19 confirmados; os moradores temem pelos indígenas da região e pela falta de estrutura de saúde. 

Os moradores alegam que, mesmo com os casos de doença e um decreto que proíbe voos com passageiros, os voos comerciais não foram suspensos. 

“Já foram baixados três decretos com essa situação de transporte de passageiros. O decreto diz que os voos continuam, mas somente para transporte de cargas, mas continuam chegando voos com passageiros”, criticou o enfermeiro Mirlan Moura. 

O município confirmou o primeiro caso de Covid-19 no dia 9 de maio: um indígena de 25 anos, que morava em Rio Branco. 

Os estados do Norte e do Nordeste, que já enfrentam esgotamento do sistema de saúde frente à pandemia do coronavírus, são os mais fragilizados. Em dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirma-se que mais da metade das UTIs estão na rede privada. 

O levantamento aponta situação crítica em número de profissionais no Amazonas, Acre, Amapá, Maranhão e Pará. Nesses três últimos, o cenário está distante do que preconiza a “Organização Mundial da Saúde” (100 médicos a cada 100 mil habitantes). No Amapá, a proporção é de 95, no Pará está em 85 e no Maranhão em 80. 

Os números apresentados pelo IBGE também confirmam que o Norte e o Nordeste são os estados com menos acesso a respiradores a cada 100 mil habitantes. As menores proporções de distribuição de aparelhos foram registradas no Acre (16,3), Alagoas (15,2), Maranhão (13,9), Piauí (13,7) e Amapá (10,4). 

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Matheus Magioli Cossa

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Matheus Magioli Cossa
Ana Lúcia Nunes
Matheus Magioli
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira