O Exército Guerrilheiro Popular de Libertação (EGPL), dirigido pelo Partido Comunista da Índia (Maoista), feriu dois agentes da Guarda Distrital de Reserva (GDR) ao detonar um dispositivo explosivo improvisado no distrito de Dantewada, em Chhattisgarh, no dia 6 de julho. A ação ocorreu em uma zona florestal próxima à delegacia de Katekalyan.
A equipe da GDR a qual os soldados feridos pertencem teria iniciado uma operação na noite do dia 05/07, em perseguição aos revolucionários, porém quando os militares chegaram ao local, na manhã de 06/07, os maoistas já haviam ido embora, deixando aproximadamente 15 quilos de explosivos artesanalmente confeccionados que as forças do velho Estado indiano ainda precisaram neutralizar.
Um oficial da GDR contou que, “Mais tarde, no caminho de volta, eles [agentes da GDR] encontraram, em Kalepal, três artefatos explosivos artesanalmente fabricados, cada um pesando 2 quilos. Os explosivos recuperados foram neutralizados pelo Esquadrão de Detecção e Descarte de Bombas”