Grécia: Atos eclodem contra lei que criminaliza a luta

A- A A+

Mais de 10 mil manifestantes se reuniram próximos ao parlamento grego, no dia 9 de julho, em Atenas, em rechaço à nova lei aprovada que visa a criminalizar o protesto popular, em um segundo dia consecutivo de protestos. Mesmo com forte repressão policial, o povo, sem medo, resistiu enfrentando os agentes da reação.

O protesto começou no início da noite, com milhares de pessoas bloqueando as ruas e entoando palavras de ordem como A voz dos trabalhadores não será silenciada, a nova lei não passará!, o povo grego se reuniu na praça Syntagma, em frente ao parlamento grego.

Uma hora após o início do protesto, os manifestantes foram reprimidos com gás lacrimogêneo e granadas de atordoamento, ao qual responderam com bombas incendiárias, pedras e coquetéis molotov. Mesmo com a forte repressão, o povo permaneceu em protesto, até a nova lei ser votada.

Segundo a polícia, cerca de nove manifestantes foram presos e 15 foram levados para interrogação, em camburões, com pelo menos um manifestante ferido na cabeça.

Além de Atenas, no mesmo dia, houve atos em outras 40 cidades  rechaçando a nova lei. Em Thessaloniki, manifestantes foram reprimidos após atacarem um banco e responderam atirando  pedras e garrafas nos agentes do velho Estado.

Um dia antes (08/07), na capital, diversos cartazes com os dizeres Tirem suas mãos de nossas manifestações! e O direito à greve e de protesto não é negociável!  foram vistos com os manifestantes, que começaram sua caminhada na praça Korai em direção ao parlamento grego. Sindicatos haviam anunciado paralisações no estado de Attica a partir das 11h até o fim do expediente normal de trabalho.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza