Saara Ocidental: Frente Polisário realiza ações

A agência Sahara Press Service, ligada à Frente Polisário, noticiou que, no dia 23 de janeiro, forças militares do movimento bombardearam a região de Guerguerat, uma área de deserto perto da fronteira entre Marrocos e Mauritânia, no Saara Ocidental. Os ataques foram direcionados ao perímetro do muro de segurança que separa o território das forças saarauís de postos militares marroquinos.

A Frente Polisário é um movimento de libertação nacional que luta pela independência do Saara Ocidental em relação ao Marrocos desde 1975, após o fim da ocupação espanhola. Atualmente, o exército saarauí exige a realização de um referendo para que o povo local decida ou não pela sua autodeterminação.

Tropas saarauí perto de Tifariti, Saara Ocidental, na comemoração de 32 anos da Frente Polisário. Foto: Reprodução.

Em 13 de novembro de 2020, o grupo declarou que o Marrocos havia quebrado um cessar-fogo de três décadas ao retomar operações militares na fronteira de Guerguerat para reabrir uma rodovia bloqueada, que leva à vizinha Mauritânia. O local em questão fica na zona neutra entre o território reivindicado pela monarquia marroquina e a República Democrática Árabe Saarauí.

Brahim Ghali, líder saarauí, afirmou em carta à Organização das Nações Unidas (ONU) que “[O Marrocos] prejudica gravemente não apenas o cessar-fogo e acordos militares relacionados, mas também qualquer chance de conquistarmos uma solução pacífica e duradoura sobre a descolonização do Saara Ocidental”.

Recentemente, o Marrocos concordou em normalizar laços com Israel e a reconhecer o Estado sionista, a despeito da ocupação colonial e genocida dos territórios palestinos. Em troca, o Estados Unidos (USA) reconheceu a soberania do Marrocos sobre as áreas em disputa do Saara Ocidental.

 

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Paula Montenegro
Taís Souza
Rodrigo Duarte Baptista
Victor Benjamin

Ilustração
Paula Montenegro