Opiniões - 24

A- A A+

Opção política

Caros amigos e companheiros:

No Fórum Social Mundial, numa barraquinha junto ao acampamento da juventude, tive a oportunidade de adquirir os dois novos livros da Rosana Bond, e conheci mais a fundo o jornal A Nova Democracia, através das edições 20 e 22.

Eu já tinha lido esse jornal no início do ano, quando adquiri o nº 16 na FNAC de Pinheiros, mas depois não vi mais a publicação. Agora, após o FSM, acabo de achar a edição de fevereiro numa banca da Avenida Ipiranga.

Estou gostando muito do jornal. Digo isso apesar de constar abaixo do logotipo advertência de que o jornal “não é órgão de nenhum partido político”. Espero que isso não reflita qualquer postura anti-partido do jornal. Eu desconfio muito desse tipo de coisa, pois acho que todos temos uma opção política, mesmo os alienados “apartidários” da linha odara têm a sua linha política que nada ajuda aos trabalhadores e que só auxiliam na difusão de uma ideologia imobilista e conformista. Sou de opinião de que os trabalhadores precisam de um partido revolucionário para lutar por sua emancipação e que no Brasil não existe ainda esse partido. Todos os partidos organizados optaram pela linha reformista e pelo cretinismo parlamentar. Portanto é preciso construir esse partido. Mas tudo bem, gostei da linha do jornal, que me parece nacionalista, popular e democrática e traz notícias muito interessantes sobre a luta dos camponeses brasileiros e dos povos do mundo, incluindo Iraque, Peru, Nepal, etc.

Saudações revolucionárias,

C. Tavares

São Paulo, SP

Mundo asfixiante

Cara Jornalista Rosana Bond,

Temos acompanhado, aqui neste velho e guerreiro Nordeste, o jornal A Nova Democracia que vem despertando, em certos setores da sociedade, uma nova consciência dos problemas brasileiros. A nossa sociedade, destacadamente aquela que pensa, precisa saber olhar o mundo asfixiante que envolve o nosso país em face de uma demagogia repetidamente cansativa.

O livro que estamos lhe enviando, A República das Elites, já lançado no Rio de Janeiro, aborda a formação da ideologia das elites desde o período colonial até os dias atuais.

Aqui, neste Nordeste, estamos à sua disposição. Saudações cordiais,

Agassiz Almeida
Escritor e Professor - João Pessoa - PB

A bandeira de um novo caminho

Aos estimados companheiros deA Nova Democracia,

Há muito tempo que venho querendo escrever para a AND e somente agora tenho esta grata satisfação. Quero dizer da enorme alegria e vivo interesse que tenho a cada nova edição do jornal. As páginas da A Nova Democracia transbordam análises profundas, argutas e justas. Transbordam patriotismo e internacionalismo proletário. Transbordam lutas, força e ideais libertários do povo brasileiro e povos de todo mundo.

Varramos as mazelas do velho mundo! Construamos o mundo novo!

Tive o prazer/desprazer de participar do V FSM. Sentimento contraditório: desprazer devido a enorme fauna de ONGs, diluição e descaminhos que é aquele Fórum; prazer devido à luta travada lá e o trabalho coletivo com companheiros e movimentos comprometidos com a luta, que participaram de forma independente e paralela do Fórum. Acho que mesmo em meio a tanta diluição conscientemente impulsionada pelos pelegos organizadores do Fórum, conseguimos cravar a bandeira de um novo caminho, o verdadeiro e único possível para as massas conquistarem seus direitos: a luta combativa, classista e independente!

Viva a construção de uma nova e verdadeira democracia no Brasil e em todo mundo!

Atenciosamente,

Luiz Machado
Belo Horizonte

Atraso imperdoável

Prezados Amigos

Só agora conheci A Nova Democracia e, muito satisfeito com o que já li, não tenho palavras para vos elogiar. Estão de parabéns pela profundidade dos artigos que são verdadeiros contributos para a formação de ideais patrióticos que tanto necessitamos.

A minha falha é um atraso imperdoável e vou divulgar vosso site a todos que conheço.

Atenciosamente,

Marcos Pinto Basto

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Mário Lúcio de Paula
Ana Lúcia Nunes
Matheus Magioli
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira