PA: Faixas são erguidas contra ‘reintegração’

Camponeses resistem a tentativas de despejos por todo o país

Famílias camponesas ameaçadas de despejo em favor da mineradora Vale ergueram faixas e uma barricada interditando a estrada em uma via de acesso ao Projeto Sossego, em Canaã dos Carajás, estado do Pará.

A faixa com a frase Não abrimos mão de nossas terras! Fora Vale!, expressa a conduta das cerca de 800 famílias que, desde o ano de 2015, ocupam terras que foram concentradas pela mineradora Vale no município. Sob a iminência de mais um despejo arbitrário, os trabalhadores organizaram o protesto.


Faixa erguida pelas famílias reafirma luta pela terra. - Foto: Banco de dados/AND

As famílias camponesas mais ameaçadas fazem parte dos acampamentos chamados Projeto Cristalino,  Serra Dourada e Grotão do Mutum. Em 2016, um despejo ocorreu contra os moradores de Grotão do Mutum e, desde então, seguranças da mineradora vigiam o local durante 24 horas, o que dificultou o retorno das famílias à área.

De acordo com artigo dos pesquisadores Rafael Rodrigues Lopes, Marcelo Melo dos Santos e Thiago Martins da Cruz da Universidade Federal do Pará (UFPA), logo após as ocupações, a Vale ingressou com 26 pedidos de despejo contra os camponeses.

Em uma nota à população divulgada na região das ocupações em 2015, os camponeses afirmaram que a maioria destas áreas supostamente adquiridas pela Vale – uma vez que não há provas da legalidade na compra – transformaram-se em latifúndios improdutivos, enquanto a demanda por terra de   camponeses sem terra aumentou. A área estava prevista para ser destinada à “reforma agrária”. 

Em entrevista aos pesquisadores, um dos camponeses afirmou: “Nós somos moradores daqui de Canaã desde o ano 2000. Desde, de lá pra cá, nós lutamos por um pedacinho de terra e nunca conseguimos. E a metade do município já é da Vale, entendeu? Por isso nós resolvemos ocupar essa terra”.

 

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Paula Montenegro
Taís Souza
Rodrigo Duarte Baptista
Victor Benjamin

Ilustração
Paula Montenegro