PR: Estudantes organizam ato contra o Ensino a Distância na UFPR

No dia 6 de abril, estudantes de diversos cursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), organizados sob a Frente Estudantil Contra a Educação a Distância (FECEaD), promoveram um ato nos arredores do prédio da reitoria da universidade, no centro de Curitiba. A principal reivindicação era a revogação imediata da nova resolução para a retomada do calendário acadêmico, aprovada pela universidade sem a consulta ou votação dos alunos.

A resolução prevê a retomada do calendário acadêmico, que fora interrompido com o início da pandemia, de forma obrigatória para todos os estudantes. Conforme a análise do FECEaD, esse é um passo definitivo para a implementação da Educação a Distância (EaD) no sistema de ensino da UFPR, uma vez que não há nenhum esforço para a retomada presencial. Vigente desde o final de 2020, o “Ensino Remoto Emergencial”, que é a forma como a UFPR chamou a oferta de matérias à distância durante a pandemia, era opcional e não prejudicaria quem não aderisse ao modelo. A Frente Estudantil apontou também a incoerência entre discurso e prática do reitor Ricardo Marcelo, que havia afirmado anteriormente que “nosso DNA é presencial”, implicando que manteria a modalidade de ensino da UFPR como presencial.

O ato, que aconteceu em uma área de grande movimentação de estudantes, contou com leitura e distribuição de panfletos denunciando a situação, confecção e colagem de cartazes em pontos da universidade. Os estudantes também entoaram palavras de ordem e levantaram faixas nos semáforos da região. O teor político das intervenções, além de expor os problemas da universidade, foi de encontro com demandas gerais da população, principalmente a vacinação. Segundo a fala de uma estudante, a universidade é um espaço de suma importância para o desenvolvimento científico, e não pode se arrefecer ante a ineficácia do Estado em atender a população em suas necessidades mais básicas. Desta forma, a palavra de ordem Derrubar os muros da universidade! Servir ao povo, no campo e na cidade! foi a mais entoada.

Ao final da atividade, em discurso, os membros da Frente Estudantil reafirmaram seu compromisso com a universidade pública, de qualidade e que sirva ao povo, impondo resistência à toda tentativa de sucateamento da educação.

 

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Paula Montenegro
Taís Souza
Rodrigo Duarte Baptista
Victor Benjamin

Ilustração
Paula Montenegro