O Partido Comunista da Turquia/Marxista-Leninista (TKP/ML) celebra, no dia 24 de abril de 2022, os 50 anos de sua fundação. Na declaração Nos nossos 50 anos de fundação, o Partido e os heróis revolucionários continuam a ser a luz no futuro e a companhia em nosso caminho!, os comunistas destacam o papel grandioso desempenhado pelo camarada Ibrahim Kaypakkaya, grande dirigente maoista, na fundação do Partido, como seu chefe e definidor da ideologia do Partido, à época, como marxismo-leninismo-pensamento mao tsetung.
O documento do TKP/ML eleva a moral e o exemplo inapagável de seus militantes, quadros e dirigentes que, como combatentes e mandos do Exército de Libertação de Operários e Camponeses (TIKKO), caíram em combate na luta pela Revolução de Nova Democracia na Turquia.
Os heróis do Partido, afirma o TKP/ML, são aqueles que “desafiaram a morte pela Revolução e pelo Comunismo, com o único pensamento de fazer a Revolução”. Para alcançar esse grau de heroísmo, “é preciso assumir e cumprir a responsabilidade histórica de marchar ao Comunismo; adotar essa postura é ser parte do Partido da Revolução”.
Em consequência, o TKP/ML rememora os camaradas Nubar, Rosa, Özgür, Asmin, Deniz, Muharrem e Serzan como exemplos daqueles que possuíam “uma resposta clara às expectativas de nosso Partido e da luta de classes”. Por isso, afirma, “devemos seguir as instruções desses jovens camaradas que deram a vida pelo Partido, pela Guerra Popular. Como soldados do nosso Partido, eles nos mostraram como viver, como morrer e como se integrar ao Partido da maneira mais generosa. Nosso dever é fazer parte da linha de combate e resistência, linha que esses camaradas abraçaram. Temos uma promessa a cumprir, promessa feita aos nossos camaradas imortais, à nossa classe operária e ao povo trabalhador, ao proletariado internacional. Cumpriremos essa promessa. Todos os nossos heróis e filhos generosos do proletariado internacional, especialmente nosso chefe comunista Ibrahim Kaypakkaya, podem saber que cumpriremos nossa palavra e, como parte da Revolução Proletária Mundial, levantaremos a bandeira vermelha do comunismo em nosso país”.
Elevando o nível de exigência dos seus militantes, quadros e dirigentes, o TKP/ML destaca que “o que se espera de nós é muito claro: estar firmes na linha comunista de nosso Partido, manter nossa crença de que iremos triunfar e nos moldar de acordo com as exigências da luta de classes”.
Por fim, o TKP/ML demarca ainda a importância do Movimento Comunista Internacional (MCI): “Nosso Partido continuou e continua sua marcha ininterrupta de 50 anos nas fileiras do Movimento Comunista Internacional, como parte da Revolução Proletária Mundial e marcha do comunismo, e com a consciência da importância do internacionalismo”.
Como parte das celebrações, e munidos com a ideologia do proletariado, militantes do TKP/ML ergueram barricadas em chamas na parte central de Istambul e penduraram uma faixa escrita: Glória à nossa luta de 50 anos, assinada com a sigla do Partido e do Exército revolucionário.