PA: Indígenas Tembé travam luta contra monopólio latifundiário burocrático

No mês de março, dezenas de indígenas Tembé, em defesa do seu território, realizaram ações como parte de uma incessante luta contra a apropriação de suas terras pelo monopólio latifundiário burocrático Brasil Bio Fuels Reflorestamento, Indústria e Comércio S/A (BBF RIC), chefiada por Milton Steagall. De acordo com as denúncias realizadas pelos Tembé, os pólos industriais e as plantações do monopólio estão inseridos em território indígena, no município de Acará, nordeste do estado do Pará, cerca de 100 km da capital Belém.

Reprodução

Durante protesto em defesa do território indígenas incendeiam ônibus da BBF

As mais contundentes ações dos indígenas Tembé se iniciaram em março, com bloqueios, incêndios de ônibus de um pólo da BBF, Vera Cruz, e ocupações tanto da sede da empresa como também dos latifúndios da corporação.

As incessantes lutas e resistência

No dia 10/03, reivindicando território, dezenas de indígenas do povo Tembé munidos de foices, facões, terçados e outras ferramentas usadas como armas, bloquearam o acesso ao latifúndio nomeado Fazenda Ipitinga e ocuparam a Estrada do Linhão que liga a um dos pólos da Vera Cruz, local de produção da empresa BBF.

No dia 24/03, um funcionário da corporação monopolista latifundiária invadiu o território indígena com um trator. Em resposta, cerca de 10 indígenas se armaram com facões e paus e retiraram o funcionário e o trator de suas terras. E em um ato de muita valentia tombaram o maquinário.

Em 5 de abril, cerca de 30 indígenas Tembé ocuparam o escritório e os alojamentos da empresa, onde permaneceram por dois dias. Segundo a comunidade indígena, essa manifestação ocorreu após dois membros da comunidade serem humilhados por paramilitares. Os indígenas denunciam que a empresa, na tentativa de criminalizar membros da comunidade indígena, realiza falsas alegações em boletins de ocorrência.

No dia 21/04, o monopólio latifundiário acionou a Polícia Militar, que se deslocou até o território indígena e apreendeu vários caminhões carregados de dendê, pertencentes à comunidade. Ainda pela manhã daquele dia, cerca de 50 indígenas do povo Tembé, de forma vigorosa, partiram até o pólo industrial da BBF. Durante o caminho, os indígenas encontraram três ônibus que circulavam com trabalhadores. Após a retirada dos trabalhadores, os indígenas incendiaram os ônibus.

Mesmo sob disparos de arma de fogo efetuadas pelos seguranças da empresa contra os indígenas, eles permaneceram destemidos e adentraram a sede do monopólio.

 

 

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin