Maio grevista no funcionalismo

A- A A+
Pin It

IBAMA

Os servidores do Ibama entraram em greve desde 14 de maio contra a divisão do órgão pela medida provisória 366/07, que cria o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade para gerir as unidades de conservação. A criação do instituto além de aumentar a burocracia, divide e fragiliza o IBAMA, que tem em grande parte seu papel substituído pelo instituto. Entre as atribuições do novo instituto estão a criação e manutenção de parques, reservas e outras áreas protegidas, além de ações de educação ambiental, licenciamento e fiscalização.

Polícia Federal

A Polícia Federal realizou uma greve de 72 horas, iniciada no dia 22 de maio. Foram mantidos apenas os serviços de plantões e custódia de presos e algumas investigações. Os policiais prometiam uma greve geral por tempo indeterminado, mas conseguiram um reajuste salarial de 30%, que será pago em três parcelas.

Feito o acordo com os policiais, as negociações com os funcionários do Banco Central retrocederam, uma vez que o governo agora pretende reajustar os salários deles somente em 2008, o que os obrigou a também iniciar uma greve.

Cultura

Desde o dia 15 de maio, estão em greve por tempo indeterminado os funcionários federais da cultura. No Rio se estima que 95% dos funcionários aderiram à greve. O estado é o que tem maior número de instituições ligadas ao Ministério da Cultura (Minc), entre elas a Biblioteca Nacional, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) o Museu Imperial, em Petrópolis, e o Museu Nacional de Belas Artes. Eles reivindicam o cumprimento do plano de cargos para a cultura prometido pelo governo federal desde 2005, quando os servidores ficaram 100 dias em greve.

INCRA

Das 30 superintendências regionais do Incra que pararam no dia 22 de maio, cerca de 10 continuam paralisadas. Os grevistas reivindicam a contratação de 4 mil funcionários, aumento do salário-base e incorporação das gratificações — que representam 85% da remuneração — aos salários. Eles também se posicionam contra o Projeto de Lei Complementar 01/2007, do Poder Executivo, que "regulamenta" o limite de salários com pessoal da União.

INCA contra a privatização

No dia 08 de maio, servidores do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e da Comissão de Energia Nuclear (Cnen), organizaram uma manifestação na praça da Cruz Vermelha, no Rio, contra o projeto do governo de privatizar quatro unidades da instituição no Rio. Seguindo o modelo de privatização do governo, o hospital será transformado em uma fundação de direito privado, responsável por gerar recursos para se sustentar. Desta forma não receberão verbas do governo. Com a privatização, pelo menos 1500 pacientes deixariam de ser atendidos por dia. A medida faz parte do projeto de lei do ministro da Saúde Temporão que pretende transformar os hospitais públicos em fundações de direito privado.

Diante do não cumprimento do acordo salarial firmado com o governo ano passado, servidores da Cnem (Comissão de Energia Nuclear) no Rio de Janeiro decidiram entrar greve a partir de 4 de abril. Além de ser responsável por atividades radiativas e nucleares em clinicas, hospitais e indústrias, a Cnem será responsável pelo monitoramento e segurança radiológica e nuclear durante os jogos Pan Americanos. Se o governo não cumprir o acordo, a vinda de algumas delegações (particularmente a ianque) e a própria realização dos jogos pode ficar comprometida.

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja