Os outros gorilas

A- A A+

O canal de TV National Geographic é excelente quando o assunto é estudar plantas, animais, insetos, vida marinha, enfim, a natureza em geral. Sua equipe de documentaristas é da mais alta qualidade. O mesmo não sucede quando o assunto é "o ser humano vivendo em sociedade", aí quem analisam são outros. Na minissérie da emissora Desvendando América Latina conduzida por Álvaro Vargas Llosa (filho do escritor peruano, cujo currículo ostenta o prêmio Jovem Líder Global outorgado pelo Foro Econômico Mundial em Davos, Suíça), vemos que o compromisso não é com a investigação científica.

No desvendado atribui-se como inimiga do progresso da América Latina a nossa admiração por caudilhos, uma fé tribal precisada sempre de seguir ao bruxo da aldeia.

Aparece com destaque nosso entrevistado (AND 45) Martín Almada que explica como conseguiu revelar os arquivos da Operação Condor. Como num efeito especial o 'documentário' consegue falar do Condor junto a Almada sem um único momento citar a CIA nem o USA, seus grandes patrocinadores. Na vida real o doutor Almada não deixa de dizer isto até por que tem toneladas de documentos que o provam. O programa fala das ditaduras que participaram do Condor como a de Pinochet, mas ressalta outra muito pior: a de Fidel Castro. E sobre Cuba, ainda destaca a luta das Damas de Blanco. Para quem não ouviu falar, estas senhoras são, em sua maioria, familiares de presos acusados de promover atentados a mando da máfia de Miami. Usam uma vestimenta e um discurso que pretende se mimetizar com as Mães da Praça de Maio.  Estas, as verdadeiras, já reclamaram, disseram que entendem o sentimento de quem tem um familiar preso, mas que não admitem comparações por que seus filhos morreram lutando justamente contra o que os parentes das Damas apóiam.

Mas a estrela do programa é outra. O estadista que tem a solução para os problemas da América Latina é ninguém menos que nosso Fernando Henrique Cardoso. Ele aparece glorificando os benefícios da globalização, do estado mínimo e do neoliberalismo. Os documentários de verdade não têm data de validade. Este panfleto rapidamente a história se ocupou de liquidar.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja