Avança a Revolução Agrária

A- A A+
Pin It

Camponeses destroem latifúndio e tomam posse dos seus lotes

http://www.anovademocracia.com.br/50/11c.jpg
Camponeses desfilam triunfantes em Jacinópolis

No primeiro dia do ano as famílias que vivem e trabalham no acampamento José e Nélio, próximo a Jacinópolis, distrito do município de Nova Mamoré — RO, realizaram a cerimônia de entrega dos títulos da terra aos camponeses da área. Desde 2007 as 60 famílias tomaram as terras do latifúndio Condor, transformando aquelas terras que serviam apenas como pasto e capoeira em terras produtivas.

Organizados pela Liga dos Camponeses Pobres — LCP, respondendo ao chamado da Revolução Agrária que vem promovendo transformações radicais no campo do estado de Rondônia e em todo o país onde se organiza o movimento camponês combativo, aquelas famílias não aguardaram a "reforma agrária" do governo, cortaram os lotes por conta própria e organizaram os Grupos de Ajuda Mútua para realizarem os trabalhos de limpeza do terreno, construção de estradas, pontes, casas e plantio.

"Hoje todas as famílias possuem casas e uma grande produção de arroz, milho, banana e mais de 60 mil pés de café plantados. Não existe mais fome. Na cerimônia as famílias estampavam no sorriso a alegria pelo resultado de sua luta e resistência nas terras, a Assembléia do Poder Popular e o Comitê de Defesa da Revolução Agrária entregaram a cada família um título de posse das terras que é reconhecido pelos moradores da área.

Este é um dos princípios da Assembléia do Poder Popular: o de que o povo deve decidir sobre todos os assuntos."— anunciou o site Resistência Camponesa.

Estiveram presentes na cerimônia de entrega dos lotes a Comissão Nacional das Ligas de Camponeses Pobres, camponeses de outras áreas, professores e pequenos comerciantes. Após a realização da cerimônia, os camponeses organizados em uma animada e combativa passeata, foram até o distrito de Jacinópolis, munidos de faixas e bandeiras vermelhas da LCP, propagandear a vitória coletiva e divulgar a preparação de novas tomadas de terra.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja