Em honra de uma combatente

http://www.anovademocracia.com.br/54/07b.jpgNa manhã do dia 15 de maio faleceu no Rio de Janeiro, aos 62 anos, Maria Augusta Carneiro Ribeiro, após passar dias internada em decorrência de um acidente de carro em Búzios (RJ).

Maria Augusta, ou Guta, como era chamada pelos amigos e companheiros, foi a única mulher incluída na lista de 15 presos políticos libertados pelos gorilas do gerenciamento militar após o sequestro do embaixador do USA, Charles Burke Elbrick, em 1969.

O sequestro do embaixador ianque foi uma ação conjunta das organizações ALN – Ação Libertadora Nacional e MR8 – Movimento Revolucionário 8 de Outubro, como forma de fazer repercutir para o Brasil e o mundo a resistência dos comunistas, revolucionários, democratas e do povo brasileiro contra o regime de opressão, exploração, miséria, censura, morte e torturas. Além disso, a ação revolucionária visava golpear o regime militar fascista naquilo que representava seu maior suporte e financiador: o Estado e o governo reacionário do USA.

http://www.anovademocracia.com.br/54/07c.jpg
Guta desembarcando no México

Em troca da liberdade do embaixador foi elaborada uma lista de presos políticos, que seriam libertados e embarcados em um avião com destino ao México onde seriam exilados. Um comunicado das organizações que realizaram o sequestro deveria ser reproduzido em cadeia nacional pelos meios de comunicação.

Dentre os nomes da lista estava o da jovem revolucionária Guta.

Uma jovem de fibra

Logo que ingressou na Faculdade Nacional de Direito (1967), Maria Augusta participou ativamente do movimento estudantil no Centro Acadêmico Cândido de Oliveira, o CACO, iniciando sua militância no PCB e por acreditar e defender a luta armada ingressou na Dissidência da Guanabara (DI/GB), que mais tarde se converteu no MR8.

No início de setembro de 1969, os jornais de todo o país estamparam, na primeira página, a fotografia de 13 presos políticos em frente ao Hércules 56 da FAB. Em pé, apareciam Luís Travassos, José Dirceu de Oliveira, José Ibrahin, Onofre Pinto, Ricardo Vilas Boas, Maria Augusta Carneiro Ribeiro, Ricardo Zarattini e Rolando Frati. Agachados, estavam João Leonardo Rocha, Agonalto Pacheco, Vladimir Palmeira, Ivens Marchetti e Flávio Tavares. Não aparecem na foto Gregório Bezerra e Mário Zanconato, embarcados em Recife e Belém, a caminho do México. Guta passou também por Cuba, Chile, Itália, Argélia e Suécia, regressando ao Brasil em 1979, após a anistia.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin